top of page

Alimentação X Saúde da Pele

O tema de hoje é sobre o consumo de açúcar e como age no nosso organismo.


Qual a relação do açúcar com a nossa pele?


Pessoas que consumem mais açúcares e carboidratos (que também viram açúcar no nosso organismo), e que são obesos e sedentários, têm uma propensão maior a desenvolver doenças graves, como câncer, infarto, hipertensão, além das células da pele que ficam envelhecidas muito mais rapidamente e o metabolismo, que fica mais lento e inflamado.


Como ocorre?


O excesso de açúcar produz alterações no metabolismo do colágeno e da elastina, que ficam incapazes de realizar processos de reparação que a nossa pele precisa diariamente. Isso acaba contribuindo para a aceleração do envelhecimento da pele.


O excesso de açúcar inflama o nosso organismo, e hoje compreende-se que o envelhecimento nada mais é do que o efeito de uma sucessão de inflamações silenciosas que vão degenerando nossa pele, órgãos e funções do corpo.


Porque?


O excesso de açúcar no corpo forma um processo chamado glicação.

Sabe quando preparamos um pudim e fazemos aquela calda? O caramelo? o açúcar derrete e depois endurece certo? Pois é mais ou menos isso que ocorre no nosso organismo.


A glicação é um processo que une uma molécula de glicose com uma de proteína, como colágeno e elastina, que são responsáveis por manter a pele mais jovem e firme. Essa união instabiliza a proteína e a faz quebrar. É uma ação tão danosa quanto a dos radicais livres, promovendo a formação de rugas e acarretando em perda de elasticidade e de tonicidade da pele.


O que acontece é que o açúcar endurece o colágeno, logo este não consegue fazer a absorção de água de maneira correta, desta maneira a célula perde hidratação, nutrição, baixa a imunidade não consegue manter a proteção contra a radiação e realizar a síntese de substância adequadamente, em contra partida os melanócitos reagem em defesa deixando a pele num tom mais amarelado, cor de caramelo - onde surgem as temidas manchas.


Como tratar?


Primeiramente para uma eficácia no tratamento é necessário uma dieta com baixo consumo ou livre de açúcar. Pois somente retirando o agente agressor consegue-se obter uma resposta benéfica.

Consumir proteína animal pois ajuda na formação de colágeno saudável.

Utilizar protetor solar com PPD.

Fazer tratamento antioxidante e antiglicante.

A drenagem linfática é um excelente recurso antioxidante, e deve-se também fazer uso de produtos com vitamina E, coezima q10, vitamina C.


Então para uma pele saudável assim como o organismo como um todo uma alimentação balanceada é imprescindível, além de hábitos saudável e rotinas de cuidados.

Não se esqueça de sempre consultar um especialista como médico para monitorar a saúde de modo geral, nutrólogo ou nutricionista para acompanhar a alimentação, um preparador físico para junto com você preparar uma rotina de exercícios que melhor se adapte as suas necessidades e Eu 😁uma esteticista para ajudar a potencializar todos os outros recursos além de proporcionar momentos de prazer, bem estar e saúde.


Qualquer dúvida estou a disposição!


Espero que este artigo seja útil a te ajudar a compreender que a estética vai muito além da aparência é saúde!


Sugestão de leitura


http://alimentovivo.org/o-gosto-amargo-do-acucar/

bottom of page